Algumas pessoas aprendem a ler com facilidade, mas outras encontram dificuldade. Uma razão comum é a dislexia.
Embora a dislexia possa tornar a leitura mais desafiadora, ela não precisa ser uma barreira para o aprendizado ao longo da vida.
O que é dislexia?
A dislexia é um tipo de deficiência de aprendizagem e leitura. Não tem nada a ver com inteligência. Pessoas com dislexia simplesmente apresentam diferenças cerebrais que tornam mais difícil processar palavras escritas. Elas têm dificuldade em compreender a relação entre letras, ou grupos de letras, e sons. Para alguém com dislexia, é mais difícil traduzir palavras impressas em palavras faladas, assim como entender e lembrar o que foi lido.
O que causa a dislexia?
A dislexia tem um componente genético e frequentemente é hereditária. Outros fatores de risco incluem baixo peso ao nascer, nascimento prematuro e, possivelmente, a exposição fetal a certos medicamentos ou substâncias. Estima-se que entre 5% e 10% das crianças tenham dislexia.
Os cérebros de pessoas com dislexia funcionam de maneira ligeiramente diferente daqueles sem a condição. O hemisfério esquerdo é composto de conexões que dificultam o processamento da linguagem escrita.
Sinais e sintomas da dislexia
Os sintomas da dislexia variam conforme a idade e o estágio de desenvolvimento.
Pré-escola
Crianças nessa faixa etária podem ter dificuldade para:
- Aprender cantigas infantis e brincar de rimas
- Pronunciar palavras corretamente
- Aprender e lembrar os nomes das letras
- Chamar objetos pelo nome certo
Jardim de Infância – 1 º ao 2 º ano
Crianças podem achar difícil:
- Aprender as letras do alfabeto
- Confundir letras de aparência semelhante, como b e d, ou p e q
- Reconhecer palavras familiares ao ler
- Soletrar
3º ao 5º ano
Nessa idade, as crianças podem:
- Ter dificuldade para decodificar palavras novas
- Apresentar problema em reconhecer palavras de uso comum (sight words)
- Inverter letras
- Ter ortografia deficiente
- Evitar a leitura
Adolescentes e adultos
Pessoas dessa faixa etária com dislexia não diagnosticada podem:
- Ler e escrever muito lentamente
- Conffundir palavras parecidas, como “cat” e “cot”
- Ter dificuldade para fazer uma leitura rápida de texto (podendo precisar ler algo pelo menos duas vezes para entender)
- Apresentar problemas de foco e concentração
- Ter dificuldade para manter a organização
Outras condições que frequentemente coexistem com a dislexia incluem transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), ansiedade e depressão.
Como a dislexia é diagnosticada?
Não existe um teste definitivo para diagnostar a dislexia. Geralmente, as crianças passam por uma avaliação de leitura conduzida por um especialista em leitura ou educação, que pode ser oferecida pela rede pública de ensino ou de forma privada. Seu pediatra pode indicar um profissional.
Adultos podem ser avaliados por profissionais qualificados, como neuropsicólogos, psicólogos clínicos e psicólogos educacionais.
Apoiando crianças com dislexia
Crianças com dislexia podem aprender a ler — e bem. Porém, elas precisam de suporte extra para chegar lá.
Se seu filho foi diagnosticado com dislexia e estuda em escola pública, solicite um Plano de Educação Individualizado (IEP, na sigla em inglês) sob a Lei de Educação para Indivíduos com Deficiências (IDEA). Com um IEP, seu filho recebe instrução individualizada de um especialista em leitura para atingir o nível esperado para a sua série. Ele também pode ter direito a acomodações, como tecnologia assistiva e tempo estendido para tarefas e provas.
Além disso, a Seção 504 da Lei de Reabilitação de 1973 proíbe a discriminação contra pessoas com deficiência (incluindo dislexia) em programas que recebem assistência financeira federal. A Seção 504 garante que estudantes com dislexia tenham acomodações e acesso igualitário à educação.
Há debate sobre quais intervenções de leitura são mais eficazes para crianças com dislexia. Pesquisas indicam que diversos programas funcionam, desde que ofereçam instrução passo a passo em leitura e escrita. A abordagem de alfabetização estruturada (structured literacy) é considerada o tratamento padrão-ouro para a dislexia.
Em casa, leia para e com seu filho todos os dias. Isso reforça as habilidades aprendidas na escola e expande o vocabulário, o que também favorece a leitura.
Programas e ferramentas para adultos com dislexia
A dislexia não desaparece na vida adulta. Os mesmos desafios experimentados na infância e adolescência acompanham a pessoa ao crescer. Sob a Lei dos Americanos com Deficiências (ADA), quem tem dislexia pode solicitar acomodações razoáveis no trabalho. Isso inclui tecnologia assistiva, como sistemas de leitura de texto, reconhecimento de fala, teclados portáteis com verificador ortográfico e gramatical, e canetas de leitura (dispositivos portáteis que escaneiam texto e o leem em voz alta).
Se o diagnóstico vier na vida adulta, ainda é possível beneficiar-se de instrução em leitura.
Além dos desafios de leitura, adultos com dislexia podem ser mais esquecidos e ter dificuldades em gestão de tempo. Estratégias tecnológicas, como lembretes no celular, ajudam bastante. Ferramentas analógicas, como listas em papel, também são úteis.
Recursos de apoio à dislexia
Os recursos a seguir oferecem informação e suporte para crianças e adultos com dislexia:
International Dyslexia Association: organização sem fins lucrativos de educação e advocacy, oferece informações gerais sobre dislexia, lista de profissionais em todo o país para diagnóstico e tratamento, links para escolas especializadas e grupos de apoio.
Decoding Dyslexia: rede de movimentos liderados por pais que advoga por mais recursos e suporte a estudantes com dislexia no sistema público de ensino.
Reading Rockets: iniciativa de mídia pública que fornece estratégias baseadas em pesquisa para ajudar todas as crianças, incluindo as com dislexia, a se tornarem leitoras competentes.
National Center on Improving Literacy (NCIL): parceria entre especialistas em alfabetização e pesquisadores universitários para ampliar o acesso a abordagens baseadas em evidências para identificar e ensinar alunos com deficiências de leitura, como a dislexia.
Understood: organização sem fins lucrativos que oferece suporte a pessoas com dificuldades de aprendizagem, incluindo dislexia, e informações sobre apoios na escola e no trabalho.
Aviso
Como serviço aos leitores, a Harvard Health Publishing disponibiliza acesso ao seu acervo de conteúdo arquivado. Observe sempre a data da última revisão ou atualização dos artigos.
Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve substituir o aconselhamento médico direto do seu médico ou outro profissional qualificado.


